segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Princípios litostratigráficos

A estratigrafia é a ciência que estuda os estratos ou camadas de rochas, procurando determinar os processos e eventos que as formaram.


Pricípio da sobreposição:

     - Nicolaus Steno enunciou que, numa dada sequência estratigráfica , os estratos que se encontram no topo são mais recentes que aqueles que estão na base.



Princípio da horizontalidade:

     - Determina que os sedimentos que estiveram na origem dos estratos são depositados em regra, segundo camadas horizontais.



Princípio da intersecção:

     - Um filão ou uma intrusão magmática é sempre posterior ás formações rochosas que atravessa. 


Princípio da inclusão:

      - Qualquer inclusão é mais antiga do que a rocha que a inclui.


 Princípio da continuidade lateral:

     - Qualquer estrato ou camada tem em toda a sua extensão lateral a mesma idade independentemente do fácies diferente que possam surgir.



Princípio da identidade paleontológica:

     - Rochas ou estratos com o mesmo conteúdo fóssil têm a mesma idade independentemente da litologia e do fácies.
 
 FONTES: Estratigrafia -Wikipédia 
                  Princípios estratigráficos - escrito por José Félix, Isabel Sengo, Rosário Chaves  

Reflexão: A realização deste trabalho ajudou-nos a distinguir e compreender melhor os diversos princípios estratigráficos .


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Escala de tempo geológico


 A escala de tempo geológico foi formada ao longo do tempo por geólogos, que tentando descobrir a idade de rochas cruzarama informação de diferentes pontos da Terra e criaram assim a escala.
Cada intervalo de tempo da escala está dividido de acordo com um conjunto de fosseis que o caracterizam. Está assim organizada em eons, eras, períodos e épocas (do maior para o menor).
Apesar de dever ser considerada como um marco cronológico mundial, ainda não há concordância quanto aos nomes e aos limites das divisões.

FONTES: Escala de tempo geológico - Wikipédia
A escala dos tempos geológicos - fossil.uc.pt

Reflexão: Como recentemente realizamos uma escala de tempo geológico nas nossas aulas de geologia, achamos interessante colocar uma descrição mais detalhada acerca da mesma. A realização da escala deu-nos uma noção mais realista do tempo de vida do nosso planeta.