quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Nicolaus Steno

É hoje comemorado o aniversário de Nicolaus Steno, considerado por muitos o pai da geologia moderna.
O cientista dinamarquês nasceu em Copenhague há 374 anos atrás.
Foi pioneiro nos estudos acerca da geologia e anatomia. Em 1667, após dissecar a cabeça de um tubarão, notou que os dentes do animal lembravam formações rochosas e iniciou pesquisas sobre geologia e fósseis.
Ainda hoje as suas deduções são ensinadas logo nos primeiros anos da geologia: Lei de Steno na cristalografia sobre a constância dos ângulos entre faces equivalentes de um dois cristais do mesmo mineral,e os Princípios da sobreposição dos estratos, da horizontalidade de formação das camadas sedimentares e da continuidade lateral, bem como a idade relativa das descontinuidades dentro de uma rocha, estão ainda hoje na base da estratigrafia moderna, sem esquecer a sua afirmação de que os fósseis eram os restos dos seres vivos à data da formação das rochas, antecipando em muito a raízes da teoria de Darwin.



Fontes: Google homenageia Nicolaus Steno, pai da geologia moderna.
Geólogo e beato: Nicolaus Steno
Nicolas Steno é homenageado com doodle





Reflexão: Resolvemos pôr este post para comemorar o 374º aniversário de Nicolaus Steno, o pai da geologia moderna. Achamos que foi uma boa maneira de o homenagear pelos grandes feitos alcançados ao longo da sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário