quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Células de convecção

Modelos de convecção mantélica ao longo da História da Geologia
As células de convecção são um circuito regular de subida de fluido quente e descida de fluido frio. A ascensão de magma a altas temperaturas ao nível do manto afasta a placa litosférica no rifte, e o afundamento na extremidade oposta da litosfera mais fria e densa arrasta a placa em profundidade para a zona de subducção.
Às zonas do rifte associa-se um fluxo geotérmico maior, cerca de 8 a 10 vezes mais o valor médio do resto dos oceanos, ao contrário das zonas de subducção, ás quais se associa um fluxo térmico menor.
Assim, as células de convecção são responsáveis pela ruptura e posteriores deslocamentos laterais das placas, pois transferem energia calorífica por meio de um fluido.
O aquecimento e posterior arrefecimento da crosta mantêm as correntes de convecção num processo cíclico contínuo.





FONTES: Da teoria da deriva dos continentes á teoria da tectonica de placas- escrito por Isabel Henriques
Tectónica de placas 
Célula de convecção - Infopédia


Reflexão: O mecanismo que faz mover o nosso planeta é algo grandioso e potente, que ao longo dos séculos intrigou muitos cientistas. Agora, sabemos finalmente como se dá a movimentação dos continentes e a formação dos mares. 

1 comentário:

  1. A terra no passado e no futuro23 de novembro de 2011 às 11:58

    Nesta noticia sobre as células de convecção, fala-nos de vários factos que nos ajudam a perceber bem estas células . Esta bem constituida não tenho nada negativo para apontar :)

    ResponderEliminar