domingo, 2 de outubro de 2011

Lost City - Cidade Perdida


Sabemos que o fundo dos oceanos é uma das partes do nosso planeta que reserva mais mistérios acerca da evolução da vida na Terra.
O maciço Atlantis está submerso entre a intersecção da Dorsal Médio-Atlântica e a falha transformante Atlantis, erguendo-se até cerca de 4250 metros desde o  fundo do oceano. Julga-se que se formou há cerca de 1.5 a 2 milhões de anos atrás, debaixo da Dorsal Médio-Atlântica, no entanto, estudos geológicos comprovam que este não é composto por basalto, mas sim por periodotito encontrado no manto.
Nascentes hidrotermais de Lost City
Em Dezembro de 2004, foi encontrado perto do cume do maciço um campo hidrotermal activo há mais de 35000 anos, composto por enormes estalagmites. É neste campo hidrotermal que se localiza a mais alta chaminé encontrada até hoje, com cerca de 50 metros de altura. Este campo, baptizado de Lost City, em nada se assemelha ao ambiente das black smokers junto ao rifte.  A água que sai das chaminés é rica em cálcio, e ao misturar-se com a água do mar, forma carbonato de cálcio, edificando  assim as gigantescas chaminés brancas do tranquilo campo de Lost City

Fontes: As raízes mais profundas da vida - por Alexander S. Bradley
Lost City...uma cidade reencontrada  - por Blogs da Ciência
Maciço Atlantis - por Enciclopédia

Reflexão: Estivemos hoje na aula a tratar o fundo dos oceanos, num filme muito educativo, assim, achamos importante investigar mais ácerca de um mundo que ainda revela tantos mistérios á humanidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário