Gerardus Mercator, nascido em 1512 na região de Flandres, a Bélgica dos nossos dias, na época do Renascimento, e falecido em Duisburg, na Alemanha, em 1594, foi o mais consagrado autor de mapas dos tempos modernos. Matemático e geômetra engenhoso, conseguiu a façanha de desenhar um Mapa Mundi revolucionário que facilitou enormemente as viagens transoceânicas. Inspirado em Ptolomeu, legou um notável Atlas, cuja precisão é apreciada até os nossos dias pelo seu tino. Mercator é universalmente tido como o pai da cartografia moderna.
As notícias de novas rotas marítimas, de terras que deixavam de ser ignotas, chegavam a toda hora nos ativos portos da Europa. Amsterdão, o maior ancoradouro da Holanda, superando as cidades cartográficas alemãs, não demorou para tornar-se um notável centro de impressão de mapas, sustentando três casas dedicadas à sua feitura. Os Países Baixos logo assumiram a vanguarda daquelas edições.
Fontes: Mercator e a cartografia moderna
Projecção de Mercator
Reflexão: À luz do tema da cartografia que estamos a abordar á algumas semanas, postamos aqui o pai da cartografia moderna.
A cartografia é extremamente importante no mundo da geologia, daí ficarmos a descobrir o seu pai.
ResponderEliminarContinuação de um bom trabalho
Cumprimentos
PlanetaGeo