Os indícios sugerem que houve uma invasão repentina de seres humanos modernos, hipótese reforçada pelo crescimento fulminante na quantidade e tamanho de sítios arqueológicos exclusivos de Homo sapiens justamente no período em que os Neandertais desapareceram.
Mellers e French acreditam que a desvantagem numérica dos Neandertais foi potencializada pela superioridade tecnológica dos humanos modernos, o que inclui lanças maiores para caça e práticas de cooperação e comunicação mais eficientes. A chegada dos Homo sapiens também coincide com o aparecimento de pinturas mais elaboradas na rochas e cascalhos decorativos. São indicações de que a sociedade do homem moderno era mais complexa do que a dos Neandertais.
Homem neandertal |
A nova hipótese foi levantada por Steve Churchill, professor de antropologia evolutiva na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, que pesquisou o esqueleto de Shanidar 3 utilizando técnicas modernas de investigação criminal. Churchill concluiu que o neandertal foi atingido por uma lança de arremesso, uma arma que, naquela época, apenas os humanos haviam desenvolvido enquanto adaptavam suas técnicas de caça às planícies africanas. Os neandertais, por outro lado, caçavam em florestas e usavam lanças de combate corpo a corpo.
Para realizar a pesquisa, Churchill e sua equipe atiraram projéteis pré-históricos em carcaças de porcos - os cientistas acreditam que a pele e as costelas desses animais sejam tão resistentes quanto eram os homens de Neandertal. Quando atingidas com a força com que os neandertais trespassavam sua caça, as costelas do porco sofreram danos muito maiores do que aqueles encontrados no esqueleto de Shanidar 3. O ferimento foi muito mais parecido quando a força aplicada foi a de um arremesso de lança. Churchill também descobriu que o ângulo do ferimento é "consistente com a trajetória balística de uma arma de arremesso".
Além disso, os pesquisadores constataram que o ferimento de Shanidar 3 começou a cicatrizar antes de sua morte. Churchill acredita, depois de comparar o ferimento com documentos médicos da Guerra Civil Americana, que ocorreu antes da existência de antibióticos, que Shanidar 3 morreu algumas semanas depois de ser ferido.
Reconstrução de criança neandertal |
Fontes: Extinção de neandertais pode ter sido causada por humanos - Ciência e Tecnologia
'Homo sapiens' expulsou o neandertal da Europa - Diário de Noticias
Reflexão: A extinção dos neandertais é um mistério cientifico que intriga muitos cientistas a nivel mundial. Esta matéria é bastante interessante e estamos a gostar muito de aprender mais sobre o assunto nas aulas de geologia.
Apesar de os neandertais serem maiores que o "nós", forem instintos pela nossa raça o que nos deixa a pensar o que se terá passado e de que forma foi possível
ResponderEliminarcom a leitura deste texto fiquei a conhecer a criança que foi reconstituida, nao fazia ideia disso.
ResponderEliminarcumps. A terra no passado e no futuro
a extinção dos neandertais e uma questão que ainda levanta muitas duvidas mas que por isso se torna muito curiosa
ResponderEliminarFiquei extremamente perplexo com tal facto, daí achar que esta noticia esta bem elaborada.
ResponderEliminarContinuação de um bom trabalho
PlanetaGeo
Um trabalho bem realizado e esclarecedor de algumas duvidas em relação a este assunto. Muito interessante.
ResponderEliminarBom trabalho.