quarta-feira, 14 de março de 2012

Os seis graus que podem mudar o mundo


O visionamento deste filme foi-nos proposto pelo professor de geologia, no âmbito de nos alertar para as enormes e mais extraordinárias mudanças que todos temos de enfrentar com o aumento drástico da temperatura.
Este documentário dá muito que pensar, uma vez que apresenta as mudanças alarmantes que nos podem vir a afectar a todos mais cedo do que nós pensamos.
 Durante o documentário percebemos que á medida que o efeito de estufa aumenta ano após ano, os cientistas alertam para o facto da temperatura global poder aumentar 6 graus Celcius ao longo do próximo século, o que causaria mudanças radicais no nosso planeta. Este documentário juntou o autor britânico Mark Lynas a especialistas meteorológicos, e acompanha as conclusões a que chegam das mudanças que o mundo viria a sofrer com a subida de cada grau na temperatura global.
Mesmo que a emissão de gases que provocam o efeito de estufa parasse imediatamente, as concentrações que já existem na atmosfera provocariam uma subida global de 0,5 ou mesmo 1º C. Mas e se a temperatura global aumentasse mais 1º?  Segundo Mark Lyna, autor de Os Seis Graus, as mudanças não seriam graduais. Os glaciares da Gronelândia e muitas das ilhotas mais a sul desapareceriam. Se a temperatura subisse 3º C, o Árctico deixaria de ter gelo no Verão, a floresta tropical da Amazónia secaria e condições atmosféricas extremas seriam uma norma. Com uma subida de 4º, o nível dos oceanos aumentaria drasticamente. Depois vem o problema das mudanças climatéricas se a temperatura global subisse mais um grau. Regiões onde actualmente temos clima temperado tornar-se-iam inabitáveis, à medida que os homens lutavam pelos recursos que restam no mundo. O sexto grau seria um cenário do dia do juízo final, com os oceanos a tornarem-se zonas marítimas devastadas, os desertos a avançarem cada vez mais e situações catastróficas a serem cada vez mais comuns.




 Reflexão: Podemos com tudo isto concluir que se não intervirmos a tempo e de forma correcta vamos sofrer muito, vamos por todas as vidas humanas em perigo, vamos por todo um trabalho que vem já desde os nossos antepassados em causa. E como esta claro não queremos nada disso por isso AGIR ATEMPADAMENTE É PREVER UM FUTURO PROMISSOR PARA TODOS!

3 comentários:

  1. Após a visualização do documentário na aula de Geologia, que gostei particularmente, achei interessante a sua exposição.

    Continuação de um bom trabalho
    PlanetaGeo

    ResponderEliminar
  2. Devemos ter cuidado com as atitudes que tomamos pois pode levar a que o mundo saia prejudicado destes actos.
    Bom trabalho

    ResponderEliminar
  3. Este documentário foi muito enriquecedor para nós, pois conseguimos ter umna visão do nosso planeta com mais seis graus do que é normal.
    Bom trabalho

    ResponderEliminar